México: Congresso Internacional dos povos indígenas da América Latina será em Oaxaca


Por Tiago Silva

Entre 28 e 31 de outubro, o Instituto Cultural Oaxaca, na cidade de Oaxaca, México, irá sediar o Primeiro Congresso Internacional "Los Pueblos Indígenas de América Latina, siglos XIX - XXI. Avances, perspectivas y retos".

O encontro tem o objetivo de fortalecer a cooperação e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da América Latina, Estados Unidos e Europa que trabalhem com e sobre os povos indígenas latino-americanos desde as perspectivas da história, da etno-história, da antropologia e ciências afins, assim como com a elaboração e implementação de políticas para o desenvolvimento social ou a conservação do patrimônio cultural de tais povos.

Entre os temas a serem debatidos, estão movimentos sociais e resistência, identidades, indigenismo, educação, visão sobre cidadania, territorialidades e gênero.

O Congresso se realizará durante três dias, com seis momentos de trabalho (manhã e tarde), que serão organizados a partir de simpósios temáticos agrupados nos grandes temas do Congresso:

- Movimentos sociais e resistência
- Educação
- Estudos em torno do pós-colonialismo
- Terras
- Territorialidades
- Identidades
- Indigenismo
- Multiculturalismo
- Interculturalidade
- Visões sobre cidadania
- Recursos naturais
- Migração
- Gênero

A Convocatória se fará pública com a ajuda das instituições participantes, através de sua difusão pelos meios eletrônicos e pelo site do Congresso.

Para qualquer informação, dirigir-se ao seguinte e-mail:


Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas clicando aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas